Gestão estratégica de eventos

by

A palavra crise está na ordem do dia e chegamos mesmo a ficar perdidos no meio de tantas notícias negativas. As crises são normalmente cíclicas e implicam uma reflexão no sentido de dar lugar a transformações e mudanças que permitam o nascimento de um novo paradigma.

Devemos ver estes momentos com uma oportunidade para (re)pensar nas actividades ou eventos culturais que se realizam ao longo do ano na Região: a calendarização, as sobreposições, a divulgação, os orçamentos, etc.

É tempo de Reflectir! Penso que deveríamos pensar seriamente num programa estratégico para o sector cultural e num calendário coordenado de eventos a nível Regional, rentabilizando assim recursos e potencializando a qualidade do Turismo Cultural.

Apostar na Cultura, deste ponto de vista, exige planear com maior antecedência e articular de forma mais eficiente um sistema de redes e partilha que agregue os diferentes agentes da região nomeadamente o Governo Regional (Secretarias do Turismo e Cultura, Ambiente e Recursos Naturais/Serviços de Desenvolvimentos Rural/Casas do Povo, Educação/Gabinete Coordenador de Educação Artística/Desporto), as Câmaras Municipais, as Paróquias (Festas Religiosas e Tradicionais) e outras Associações ou Instituições.

A AFERAM- Associação de Folclore e Etnografia, tem ao longo dos últimos anos, vindo a coordenar com os seus associados os festivais de folclore da região, principalmente aconselhando a escolha de datas para rentabilizar os grupos que vêm do exterior revelando uma preocupação de optimização dos eventos.

Se consultarmos os sites e revista online sobre eventos “Madeira live”, verificamos que só o Turismo e Projecto Festivais Culturais da Madeira têm calendário anual, o que é positivo mas ainda insuficiente face à quantidade e diversidade de eventos que se realizam na Madeira e Porto Santo.

António Vale
Presidente da AFERAM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: