FOLCLORE PORTUGUÊS DE LUTO

by

O Sr. Comendador Augusto Gomes dos Santos, Fundador da Federação do Folclore Português e seu Presidente Honorário, faleceu.
Augusto Gomes dos Santos nasceu a 23 de Julho de 1924 na freguesia de Arcozelo, no Concelho de Vila Nova de Gaia e dedicou mais de 40 anos à divulgação do folclore, da etnografia e das tradições populares Portuguesas. A sua actividade dividiu-se entre a imprensa, a direcção da Federação de Folclore Português, a direcção de Ranchos em Arcozelo e a organização e coordenação durante muitos anos do Festival Nacional de Folclore do Algarve.
Teve um papel fundamental no apoio aos Grupos folclore, (o que aconteceu também na Madeira) tendo com eles iniciado um trabalho de formação e orientação para a pesquisa e recolha de folclore e etnografia, de modo a melhorar a autenticidade das suas representações, nomeadamente com a realização de Encontros, Colóquios e Jornadas de Folclore.
Se salientar a organização e realização de dois Congressos de Folclore na Madeira em pareceria em o Grupo de Folclore de Ponta do Sol; o 1º em 1994 sobre o lema “O folclore numa sociedade em mudança” e o 2º congresso em 2001 denominado “Folclore Preservar é Vencer”.
Integrado nas comemorações dos 500 anos da Ponta do Sol (2001), Sr. AUGUSTO foi o grande responsável pela vinda de quase 500 pessoas do Continente Português e Açores, para participarem na 1º Exposição de Trajes ao Vivo realizada na Madeira (Funchal e Ponta do Sol).
Conhecido em todo o País e no Mundo, principalmente nos países onde há comunidades de emigrantes, era muito amado e acarinhado pelos portugueses, pela suas características de GRANDE HOMEM; sinceridade, honestidade, defesa de uma cultura (nossa identidade) e a Amizade.
Informamos que o corpo estará em câmara ardente na sede da Federação em Vila Nova de Gaia, desde as 15h deste domingo (10 de Julho), até às 10h de segunda-feira, hora em que se realizarão as cerimónias fúnebres.

A AFERAM – Associação de Folclore e Etnografia da Madeira por tudo o que o Senhor Augusto Santos fez e representa para o Folclore manifesta um voto de pesar, apresentado à sua família as mais sentidas condolências.

O Presidente
António Vale

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: