Festa do Senhor dos Milagres

by

A Festa do Senhor dos Milagres celebra-se em Machico no dia 9 de Outubro. Na véspera, dia 8, faz-se a procissão onde a Imagem do Senhor é levada da capela localizada no sítio da Banda de Além para a igreja Matriz. A Procissão realiza-se com toda a iluminação pública apagada e num forte ambiente de fé em que a imagem do Senhor Jesus é iluminada por cerca de 200 archotes levados pelos homens do mar, e acompanhada por milhares de devotos com as suas promessas que acorrem de várias zonas da Ilha.
Trata-se duma festa diferente dos tradicionais arraiais madeirenses, pois omitem-se os sinais exteriores, valorizando assim a parte religiosa.

A imagem do «Senhor dos Milagres», dos princípios do século XVI, a 9 de Outubro de 1803 foi arrastada para o mar pela uma terrível aluvião de  que também deixa a capela totalmente destruída.
Três dias depois, a imagem é encontrada por uma galera americana, que preten­de seguir viagem, mas os ventos obrigam-na a voltar ao Funchal. A imagem é entregue na Catedral do Funchal, onde se conserva até o dia 15 de Abril de 1813. A capela de Cristo, passa a chamar-se “Capela do Senhor dos Milagres” e recebe novamente o Senhor após o uma grande procissão do Povo de Machico, descrita assim no Elucidário de Machico por Carlos Cristóvão:
“Diz a tradição ter sido um impressionante espectáculo o regresso da Imagem a Machico. Os naturais da Vila vão ao Seu encontro, empunhando archotes incandescentes, velas acesas e cantando hinos ao Senhor. Há lágrimas em muitos olhos. São lágrimas de alegria, de saudade, lágrimas de dor também, porque o regresso do Senhor dos Milagres vem lembrar-lhes as horas angustiosas que passaram durante a aluvião, a aluvi­ão que leva a Imagem para o alto-mar. Será ainda por isso que a noite de 8 de Outubro, em Machico, é diferente de todas as outras noites?”.

Ver mais >>

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: