Carnaval da Madeira arrancou com a “Festa dos Compadres”

by

 

Festa dos compadres

O arranque oficial do Carnaval na Madeira, faz-se este fim-de-semana, em Santana, no norte da ilha, onde os primeiros foliões de 2010 saem à rua para a já tradicional “Festa dos Compadres”.
Um cortejo folião, o julgamento do compadre e da comadre e a queima, em praça pública, dos dois bonecos que os representam, depois de lida a sentença, são os pontos altos de um cartaz que, todos os anos, se socorre da sátira e da ironia para abordar os temas que marcaram a esfera política e social da Região e do país.
Enquanto o cortejo explora e faz sobressair o estilo de vida da população local, através das indumentárias, dos utensílios e instrumentos, a sentença dos compadres, em forma de peça teatral, simula um julgamento público onde a comadre e o compadre são acusados de infidelidades e de outros “pecados”, acabando por serem queimados na via pública, num ritual satírico.
A responsável pela empresa municipal Terra Cidade, Regina Ribeiro, disse à Lusa que a tradição popular, com mais de 40 anos, materializa-se “em rábulas manifestadas publicamente pelas gentes locais, onde se expõem, acima de tudo, as vivências do quotidiano”.
Fonte: Lusa / Jornal do Algarve

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: